sexta-feira, 1 de maio de 2015

RELATÓRIO DE ATIVIDADES - SCFV Março/Abril

RELATÓRIO DE ATIVIDADES
DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
MÊS: MARÇO / 2015

Relatório de ações do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos desenvolvido na Associação dos Amigos da Terra Firme nos meses de março e abril de 2015. Atendemos na Associação Amigos da Terra Firme 04 coletivos composto por crianças e adolescentes nos horários da manhã e da tarde, de segunda a quinta-feira desenvolvendo com eles atividades de orientação social, arte-educação e esporte e lazer. 

ORGANIZAÇÃO DOS COLETIVOS
COLETIVOS
DIAS
HORÁRIOS
Crianças
2ª, e 4ª
08h00 às 11h00
Adolescentes
3ª e 5ª
08h00 às 11h00
Crianças
2ª, e 4ª
14h00 às 17h00
Adolescentes
3ª e 5ª
14h00 às 17h00

EQUIPE DE TRABALHO
PROFISSIONAL
FUNÇÃO
Mariléia Modesto
Facilitadora Social
José Leandro Miranda
Facilitador Social
Ednei Marques
Facilitador Social
Sara do Livramento Garcia
Facilitadora Social

RELÁTORIO


Os meses de março e abril foram dedicado a criatividade. Dentro de nossa proposta de reciclagem avançamos para a construção de objetos maiores. Em nossa sala existem vários bancos de madeira grandes. Então resolvemos experimentar algumas técnicas de pintura, desenho e decoupagem em um deles; decoupagem é uma técnica que consiste na aplicação de papel ou tecido em superfícies. Essa atividade se estendeu durante todo o mês de março e deu margem a várias experimentações por parte das crianças e dos adolescentes de forma bastante livre, inclusive.
No início pintamos o banco com uma cor de fundo: branco. Nesse dia fizemos uma explanação sobre teoria de cores, que acabou abrindo margem para uma roda de conversa sobre as diversas cores de pele dos presentes, foi um momento bastante interessante este, principalmente por ter sido algo espontâneo, estimulado pela curiosidade de uma das crianças. Esse momento foi acompanhado pelos adolescentes, mas eles não continuaram participando das atividades de transformação do banco.
Dando prosseguimento ao projeto de restauração do banco realizamos atividades de recorte e colagem, para nos prepararmos para a decoupagem no objeto. A atividade foi realizada inicialmente em pedaços de papelões pequenos para experimentação e logo desenvolvemos a técnica no nosso banco experimental. Foi conversado com todos que aquele experimento poderia dar ou não certo, ou seja, o resultado desse experimento poderia ficar visivelmente agradável aos olhos ou correríamos o risco de que não ficasse agradável, mas ressaltamos que o que nos valia naquele momento era o processo de criação e, que por tanto, todos poderiam usar suas respectivas imaginações livremente.
Essa proposta de atividade foi muito bem aceita pelas crianças, que não mediram esforços para desenvolvê-la.
Além da decoupagem os participantes criaram ilustrações para decorar o banco. Para isso fizemos uma breve explanação sobre a profissão do ilustrador, para mostrar modelos de ilustrações para eles utilizamos livros literários, e consequentemente falamos sobre a profissão também do escritor e do roteirista, além de falar um pouco sobre todo o processo que existe para se lançar um livro. Aproveitamos esse momento para confeccionarmos cadernos/diários artesanais com papel sulfite 4ª dobrado ao meio e capa de papel craft, ambos costurados com fio dental. Esta atividade despertou bastante a curiosidade deles que confeccionaram mais de um caderno, uns levaram para suas casas para presentear alguém e, houve até quem o levasse para a escola.
Sempre que temos uma atividade onde é produzido um produto que eles levam para casa costumamos estimulá-los a contar para os pais as atividades que aconteceram no Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos para que haja entre eles e seus pais momentos de trocas de experiências.
Desenvolvemos também atividades de esporte e lazer como por exemplo, tênis de mesa, jogo de dama, uno, dominó e pula corda.

Uma vez na semana trabalhamos Literatura, através de contação de histórias e rodas de leituras, por considerarmos que a leitura literária é muito importante para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento intelectual das crianças e dos adolescentes. Lemos e interpretamos textos literários, sempre verificando todos os elementos que constituem esse tipo de texto; essas atividades têm sido muito bem aceita por parte dos participantes do Serviço de Convivência. 

01 de Maio de 2015