quarta-feira, 3 de outubro de 2012

RELATÓRIO MÊS DE SETEMBRO PROJOVEM


RELATÓRIO DE ATIVIDADES
PROJOVEM ADOLESCENTE 2012
MÊS: SETEMBRO
1-    APRESENTAÇÃO
Relatório de ações nos segmentos de Orientação Social, Esporte e Lazer e Arte- Educação, de Serviço sócio-educativo do Projovem Adolescente da Associação dos Amigos da Terra Firme que no mês de setembro trabalhou os temas Trabalho, Saúde, Cultura e Assistência Social.

2-    ORIENTAÇÃO SOCIAL
Neste mês iniciamos às ações do Percurso Socioeducativo V do Ciclo II – “Coletivo Articulador-Realizador” – Participação Cidadã - no qual desenvolvemos atividades referentes aos temas JUVENTUDE X TRABALHO, JUVENTUDE X SAÚDE, JUVENTUDE X CULTURA e JUVENTUDE X ASSITÊNCIA SOCIAL.
Começamos o Tema JUVENTUDE X TRABALHO, apresentando para os adolescentes O Estatuto da Criança e do Adolescente, Capítulo V que diz respeito ao Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho. Depois dessa apresentação pedimos para que eles falassem sobre qual profissão eles gostariam de seguir quando adultos, alguns responderam que gostariam de ser jornalista, enfermeiro, médico, advogado, ator, músico, professor de Educação Física. De posse dessas informações, trabalhamos questões referentes à essas profissões, questões como aptidão para o exercício de determinada profissões, locais de trabalho, tempo de formação, salário, etc.
Quanto ao tema JUVENTUDE X SAÚDE, considerando que a maioria dos adolescentes já tem uma vida sexual ativa, falamos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, discutimos sobre a importante de eles desfrutarem e expressarem sua sexualidade, sem risco. Depois desse momento exibimos um power point sobre algumas doenças que podemos adquirir se não nos prevenirmos, doenças como por exemplo, Herpes, Sífilis, Aids, HPV- Condiloma, vimos como elas são transmitidas, quais seus respectivos sintomas e características, e como poderemos evitar a transmissão.
Quanto ao tema JUVENTUDE X ASSITÊNCIA SOCIAL, vimos os programas sociais que eles podem se cadastrar para participar como aprendizes. Falamos sobre a Lei da Aprendizagem Nº 10.097/2000, que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um determinado número de aprendizes. Vimos também que o menor aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando e deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Fundamental) e estar matriculado e frequentando instituição de Ensino Técnico Profissional conveniada com a empresa.  Vimos que a Jornada de Trabalho, não dever ser superior a seis horas diárias, admitindo-se a de oito horas para os aprendizes que já tiverem completado o Ensino Fundamental, se nessa jornada forem computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica.
            Falamos também sobre o Contrato que é um contrato de trabalho especial, com duração máxima de dois anos, anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, salário mínimo/hora e todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. O aprendiz contratado tem direito a 13º salário e a todos os benefícios concedidos aos demais empregados. Suas férias devem coincidir com o período de férias escolares, sendo vedado o parcelamento.

3-    OFICINAS DE ESPORTE E LAZER
Nas atividades de Esporte e Lazer foram mantidas as práticas esportivas nas modalidades de:
Futebol;
Basquete;
Tênis de Mesa;
Dama;
Dominó.
Nessas atividades, além de um momento de lazer, o facilitador aproveita para trabalhar disciplina, interação e coletividade, nas quais os adolescentes praticaram atividades de concentração, raciocínio lógico, coordenação motora e interação. 


4-    OFICINAS DE ARTE EDUCAÇÃO
O mês de Setembro foi voltado para as artes visuais de forma mais aprofundada. Ainda na utilização de materiais recicláveis (que é nossa base de trabalho) criamos quadros de papelão e canudos de jornal, nos quais foram aplicadas técnicas de pintura variadas: aquarela, com stencil por pressão para que de forma prática eles assimilassem as técnicas. Criamos junto com os adolescentes um mural para destaque dos aniversariantes e um quadro de avisos. O movimento utilizado neste mês foi o CUBISMO onde comentamos sobre Picasso e Braque. Foi também destacado como o homem representa de forma complexa sua realidade, através da pintura em diversos momentos da historia da humanidade.
Materiais utilizados: Papelão, Jornal, Tesoura, Pinceis, Goma Laca, Tinta PVA, Isopor e Stencil.

5-    EQUIPE DE TRABALHO

PROFISSIONAL
FUNÇÃO
Mariléia de Sousa Modesto
Orientadora Social
Robson Teixeira
Facilitador das oficinas de Esporte e lazer
José Leandro Miranda
Facilitador de Oficinas de Arte e Informática

6-    ORGANIZAÇÃO DOS COLETIVOS

COLETIVOS
DIAS
HORÁRIOS
A
2ª, 3ª e 4ª
08h00 às 11h30
B
2ª, 3ª e 4ª
14h00 às 17h30

Belém, 25 de setembro de 2012.


___________________________

Mariléia de Sousa Modesto

Nenhum comentário:

Postar um comentário