quarta-feira, 4 de julho de 2012

RELÁTORIO MENSAL PROJOVEM - MÊS JUNHO

RELÁTORIO MÊS DE JUNHO
1- APRESENTAÇÃO


Relatório de ações nos segmentos de Orientação Social, Esporte e Lazer e Arte- Educação, de Serviço sócio-educativo do Projovem Adolescente da Associação dos Amigos da Terra Firme que no mês de junho trabalhou os temas Juventude X Meio Ambiente e Juventude X Saúde.


Obs.: Em virtude da troca da orientadora Social no inicio do mês de maio, assim como do instrutor de informática o relatório referente às atividades desenvolvidas não foi elaborado, pois nesse período passamos por uma fase de adaptação. As atividades realizadas nesse interin estão sendo relatadas neste relatório.


2- ORIENTAÇÃO SOCIAL

Em maio iniciamos às ações do Percurso Socio-Educativo II do Ciclo I – Consolidação do Coletivo, no qual desenvolvemos atividades referentes aos temas JUVENTUDE X MEIO AMBIENTE E JUVENTUDE X SAÚDE. O ponto de partida foi a apresentação do Vídeo João Brasileiro* e Vídeo Ilha das Flores.

esse vídeo mostra que as pessoas não se sentem responsáveis pelo lixo que elas produzem e por isso elas se desfazem dele jogando-o no chão. Após a exibição do vídeo, os adolescentes foram questionados sobre o que eles fazem com o lixo que eles produzem e se eles se sentem responsáveis por esse lixo, as respostas dadas foram as mais diversas, e juntos concluímos que a maioria joga o seu lixo no chão e que isso já é um ato automático, isso se confirmou quando demos uma rápida olhada no local onde desenvolvemos nossas atividades. A partir dessa percepção ficou evidente que precisávamos mudar nossas atitudes e então combinado que todos iriam prestar mais atenção para não jogar mais lixo no chão e que se alguém fizesse isso teria que juntar o lixo e jogar no lixeiro, mas não sem antes observar se esse lixo poderia ser reciclado ou reutilizado. Ficou acertado também que na ausência de lixeiro, escolheríamos um único espaço na sala para depositarmos nosso lixo, combinamos ainda que em todos os dias, antes de voltarmos para nossas casas teríamos de deixar nosso espaço devidamente limpo e organizado.

Verificamos também que o lixo acumulado em locais impróprios causam muitos prejuízos e transtornos para as pessoas, um exemplo disso são as enchentes ocasionadas pelo lixo cumulado nas valas, nos bueiros e nos canais da nossa cidade.

Outro questionamento feito para os adolescentes foi o seguinte “Um ambiente sujo e com mau cheiro é saudável para as pessoas viverem? A resposta foi NÃO, pois um ambiente assim atrai ratos, baratas, mosquitos e outras pragas que transmitem doenças para as pessoas. A partir desse questionamento estabelecemos uma relação entre lixo e saúde, e então descobrimos como um ambiente saudável é essencial para o bem estar das pessoas e de uma comunidade em geral.

Quanto ao tema Juventude e Saúde, exibimos os vídeos Fone de ouvido pode causar surdez e Fones de ouvido trazem surdez precoce, esses vídeos tratam das sequelas causadas pelo uso de fones de ouvido, trabalhamos o tema saúde a partir do uso do fone de ouvido porque muitos dos nossos adolescentes utilizam constantemente o fone, por isso queremos que eles percebam que esse hábito futuramente poderá trazer sérios problemas para a saúde deles. A partir dos vídeos vimos que a principal sequela causada pelo uso exagerado e inadequado do fone é a surdez.

*Vídeo produzido Projeto Literatura em Fotoclip e pelos alunos da Escola Estadual Salomão Matos de Salvaterra no Marajó para ser apresentado na Semana de Meio Ambiente realizada pela Escola

3- OFICINAS DE ESPORTE E LAZER

Nas oficinas de Esporte e Lazer foram mantidas as práticas esportivas nas modalidades de futebol, que além de um momento de lazer, o facilitador aproveita para trabalhar disciplina, interação e coletividade.

Outras modalidades também desenvolvidas foram basquete, tênis de mesa, dama e dominó, nas quais os adolescentes praticaram atividades de concentração, raciocínio lógico, coordenação motora e interação.

Mantivemos também a arte marcial “Tae kendô”, sob a orientação de um instrutor capacitado para essa prática esportiva.

Nas atividades de Esporte e Lazer, os adolescentes sempre foram orientados sobre a importância dos alongamentos tanto no início quanto no término de toda e qualquer atividade física.


4- OFICINAS DE ARTE EDUCAÇÃO

As atividades de Arte-Educação seguiram lado a lado com a Orientação Social. Nós utilizamos do tema Juventude e Meio Ambiente para desenvolver oficinas de papel machê e papietagem, que consiste em reutilizar tiras de jornais e revistas que iriam poluir o meio ambiente transformando-os em objetos de decoração, porta-treco, vasos de flores, bonecos, entre outros. Foram trabalhados os conceitos de reciclagem e reutilização além do trabalho em equipe. Durante as atividades era resaltado o motivo de serem utilizados tais materiais. Por exemplo, utilizamos formas de ovo para confeccionar flores. Um trabalho delicado e que ajuda e muito a desenvolver a ideia de preservação ao meio ambiente.

Em virtude da quadra junina iniciamos a decoração do espaço e a confecção de Balão de papel e Colagem com temas junino.


5- INFORMÁTICA

As atividades de informática foram utilizadas como apoio para estudo e pesquisa sobre os temas Juventude e Meio Ambiente e Juventude e Saúde, tanto nos trabalhos de Orientação Social quanto nos de Arte-educação. Foi trabalhado o tema “É SO JOGAR LIXO NO LIXO?” onde o facilitador da oficina discutiu sobre “O que é meio ambiente”, “Conceitos de Saúde” e “Os 5 R’s do meio ambiente: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Os temas foram pesquisados no Google sob nossa orientação, enfatizando assim o uso das ferramentas de pesquisa da internet. E foi muito boa a participação de todos.

6- AVALIAÇÃO:

Quanto ao tema Juventude e Meio Ambiente, percebemos uma sensível mudança no que diz respeito ao lixo e a limpeza do nosso espaço de trabalho. Percebemos que para eles a diferença entre reciclar e utilizar é clara.

Não cumprimento do horário estabelecido, pouca participação nas atividades, frequência se dá de forma esporádica.

7- EQUIPE DE TRABALHO


PROFISSIONAL FUNÇÃO

Mariléia de Sousa Modesto - Orientadora Social
Robson Teixeira - Facilitador das oficinas de Esporte e lazer
José Leandro Miranda - Facilitador de Oficinas de Arte e Informática
Marcio Ferreira -  Facilitador das Oficinas de Esporte e lazer





8- ORGANIZAÇÃO DOS COLETIVOS

COLETIVOS DIAS HORÁRIOS

A (1 E 2) - 2ª, 3ª e 4ª 08h00 às 11h30

B (3 E 4) - 2ª, 3ª e 4ª 14h00 às 17h30


Belém, 29 de junho de 2012.



___________________________
Mariléia de Sousa Modesto
Orientadora Social












Nenhum comentário:

Postar um comentário